Na minha direção neste domingo (23/06/2013) falamos sobre o relacionamento do crente com o não crente. Mas antes de entrar na lição, passamos o caderno com a resposta do que escreveram na última vez e solicitamos a todos que escrevessem novamente. Iniciamos a aula com a dinâmica "Jugo desigual" sugerida pelo blog "Atitude de Aprendiz", onde demonstramos exemplos de jugo desigual. Além disso, trouxemos a imagem de um jugo para que todos pudessem visualizar o que é um jugo literalmente e a utilidade do mesmo. Perpassamos para todos que nós crentes somos sinal positivo (+) e os não crentes negativo (-), sendo que de acordo com a matemática sinais diferentes sempre vai dar negativo (-), ou seja, em um relacionamento onde ambos não compartilham a mesma fé o (-) vencerá, prejudicando assim o positivo, o crente. Refletimos de acordo com o que está escrito no livro de 2Co 6.14, pois a Bíblia é o único livro perfeito. Ressaltamos que quando o relacionamento é entre (+) e (+), Deus sempre estará presente, diferente de um relacionamento entre (+) e (-). Alertamos a todos que pode sim haver o relacionamento entre o crente e um não crente, haja vista que não ocorra o compartilhamento da intimidade física e psíquica, ou seja, namorar, fazer confidências etc. Antes de terminar a aula, lancei um desafio, sendo ele que todos estivessem presente no encerramento do trimestre, tendo como prêmio Bis. Passei a atividade final do trimestre denominada "Meus aprendizes" para entregar no próximo domingo, que acontecerá o encerramento do trimestre. Tudo sobre o encerramento estaremos contando numa postagem além de várias novidades para o próximo trimestre. Mais uma vez a aula foi uma benção!
terça-feira, 25 de junho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Lição 11: Qual é o certo?
Na direção de Caroline, neste domingo (16/06/2013)
discutimos sobre ficar ou namorar. Iniciamos a aula fazendo a seguinte pergunta:
Qual é o certo ficar ou namorar? Assim ouvindo a resposta dos alunos. Colocando
em vista que o correto é namorar e não ficar, abordamos que o namoro existe
para que o futuro casal se conheça através do diálogo e do convívio, e que isso
não inclui o conhecimento ou contato físico e intimo dos dois. Tratamos sobre as
tentações do mundo e que o jovem cristão deve ser corajoso e dizer não! E que é
preciso ser ousado e inteligente para fazer boas escolhas. E quem muitas vezes
a decisão de ser diferente, de contrariar o pecado e o mundo pode levar a viver
isolado, ser discriminado, repudiado. Mas Deus é fiel, recompensador e não
desampara quem deposita Nele a sua confiança. Enfatizamos também que a
adolescência deve ser aproveitada para construir o futuro, lendo bons livros,
investindo na formação escolar e descobrir a vocação. E que Deus exige de nós
santidade e pureza. Finalizamos perguntando os aprendizes, a aula foi uma
benção.
domingo, 9 de junho de 2013
Lição 10: Eu & o grupo
Na direção de Caroline, neste domingo (09/06/2013) discutimos o relacionamento do adolescente com o grupo. Iniciamos passando o caderno, onde eles contam o que não conseguem falar mas sim escrever, atividade sugerida pela coordenação da EBD do campo de Alagoinhas. Tratamos sobre a pressão da sociedade sobre uma pessoa não crente, principalmente sendo adolescente além do mais, relatamos no que diz respeito a vontade própria, sendo falado que a mesma é certa desde que não fira os mandamentos do Senhor. Perpassamos para todos a importância do sal em um prato e por meio dessa metáfora explicamos que nós salvos devemos fazer a diferença mesmo nós sendo a minoria. Retratamos sobre o relacionamento com uma pessoa não crente dentro de um grupo, enfatizando que o não evangélico pode influenciar o evangélico e vice versa, tornando assim uma amizade perigosa, mas em toda e qualquer circunstância devemos influenciar. Falamos que o cristão deve cultivar a amizade e ter um perfil pautado nos frutos do Espírito. Finalizamos enumerando as características que compõe o perfil dos salvos. Além disso, cantamos parabéns para o aluno Leonardo. Mais uma vez a aula foi uma benção!
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Lição 9: Eu & o virtual
Na minha direção nesse domingo (02/06/2013) discutimos o tema que diz respeito ao relacionamento do adolescente com o virtual. Foi ressaltado para todos sobre o relacionamento virtual, o mundo da internet e o domínio da mesma, enfocando o fato de um adolescente não ter um profile no Facebook, Orkut, ele está desatualizado. Aprendemos o conceito de virtual, enfatizando que nele tudo é possível, mas se nós querermos que ele se torne possível e o que era abstrato pode se tornar concreto a depender de cada um. Ao refletimos no tópico "Simulação e anonimato", discutimos um dos tema da atualidade, o cyberbullying, onde uma aluna relatou o caso de Amanda Todd que teve repercussão internacional. Além disso, como estávamos falando do cyberbullying, passei um vídeo de despertamento no que diz respeito ao abuso sexual via internet. Alertamos sobre a amizade via internet e o perigo que a mesma pode ter. Perpassamos para todos o conselho de usar a internet para evangelizar e ressaltamos a importância de nós influenciarmos a sociedade, aplicando também no mundo virtual. Falamos também que ninguém pode se esconder de Deus, que Ele está nos vendo até no ambiente virtual. Apresentamos um desafio baseado numa atividade do blog "EBD Criativa", que apresentava três conselhos no que diz respeito ao uso da internet. Finalizamos confeccionando uma cartilha com os benefícios e malefícios da internet. Mais uma vez a aula foi uma benção!
Assinar:
Postagens (Atom)